Como Fazer Pesquisa De Palavras Chave Matadoras De Baixíssima Concorrência 

Como Fazer Pesquisa De Palavras Chave Matadoras e De Baixíssima Concorrência 

 

Por muito tempo pensei que fazer pesquisa de palavras chave, era uma tarefa sem muita importância na construção de um artigo para blog. 

Se você também pensa assim, ou não faz ideia de como fazer pesquisa de palavras chave, eu recomendo fortemente que leia este artigo até o final. 

Quando você é iniciante no assunto, ainda não é capaz de saber o que funciona ou não. Por isso muitas coisas você só consegue descobrir através de testes. 

Vão surgindo dúvidas em sua cabeça que você simplesmente não sabe a quem recorrer. 

pesquisa de palavras chave

Isso aconteceu comigo, eu passava o dia inteiro fazendo backlinks, links de comentários e nada do meu site subir. 

Era muito frustrante, quanto mais eu trabalhava, mais tinha a impressão de não sair do lugar. Ficava pensando o que estava fazendo de errado. 

Gastava o dinheiro que não tinha comprando links e mais links. Depois de dar tanto murro em ponta de faca, e com vários projetos fracassados. 

Eu resolvi cair de cabeça no mundo do SEO, foi só a partir daí que passei a dar atenção no que antes eu não me importava muito, que era:  

COMO FAZER PESQUISA DE PALAVRAS CHAVE 

Se você não faz a mínima ideia do que é SEO e de como posicionar seus sites na primeira página do Google, este artigo vai ser muito útil para você. Clique no Link Abaixo.

Como Posicionar Sites de Forma Rápida e Orgânica

Isso mesmo percebi que, o que faz um site ou artigo subir rapidinho nas páginas do senhor Google não são somente toneladas de links. 

Fazer pesquisa de palavras chave de baixa concorrência, vai aumentar e muito as chances de você conseguir ranquear um site ou artigo. 

Claro não estou falando aqui que seu site não precisa de nenhum link ou mais alguma coisa, isso vai depender muito do seu nicho de atuação. 

Alguns nichos são praticamente impossíveis de se vender quando você não tem experiência. Os nichos mais concorridos são os de Emagrecimento, Ganhar Dinheiro e Relacionamento. 

pesquisa palavra chave

Por isso se você é iniciante fuja, procure por nichos menos concorridos. 

A primeira coisa que você deve fazer é a escolha do nicho e o produto que vai promover, só a partir daí você vai fazer a pesquisa de palavras chave. 

Vou escrever outro artigo falando sobre como escolher nichos menos concorridos. 

Mais como saber se uma palavra chave tem baixa concorrência? Como fazer pesquisa de palavras chave? Qual o primeiro passo? 

Eu já me fiz todas essas perguntas e errei muito, hoje eu posso afirmar com certeza. 

Fazer uma boa pesquisa de palavras chave corresponde a 80% de todo o trabalho em posicionar um site. 

As vantagens em fazer pesquisa de palavras chave de baixa concorrência são que você irá gastar bem pouco com links e backlinks. 

Seu site irá posicionar muito mais rápido. Antes de continuar quero esclarecer uma coisa. 

Muitas pessoas me perguntam Gledson mas eu tenho que investir dinheiro? Vou ter que gastar? 

A resposta é SIM, tenha em mente que você sempre terá que investir alguma coisa. Se não for dinheiro será tempo para executar o trabalho ou aprender o que você não sabe. 

Mas na maioria das vezes você precisará investir tempo e dinheiro. 

Por isso fazer pesquisa de palavras chave é tão importante, pois quanto menor for a concorrência dela, menor será o valor investido. 

 

Aprenda a Fazer Pesquisa De Palavras Chave Fáceis de Ranquear 

 

Quando começamos, literalmente não sabemos o que fazer. A dúvida sobre nicho, e as palavras chaves são as piores. 

Pesquisa De Palavras Chave

Para que  você não tenha este problema e não demore como eu demorei para ter resultados, vou lhe mostrar o caminho das pedras. 

Vou ensinar a forma que eu utilizo para fazer pesquisa de palavras chave passo a passo. Então sem mais delongas vamos lá. 

Eu utilizo basicamente 3 ferramentas para fazer as minhas buscas, são elas: 

https://keywordtool.io/google 

https://www.keywordrevealer.com 

https://kwfinder.com 

Vou destrinchar cada uma delas para vocês. 

A primeira ferramenta que eu utilizo é a https://keywordtool.io/google, ela é gratuita por isso não tem limites para buscas. pesquisa palavra chave

Por ser gratuita não necessita de cadastro, a não ser que você queira ser assinante da ferramenta. 

Neste caso você terá que desembolsar $48,00 o que eu não recomendo, a não ser que você esteja disposto a pagar este valor.  rsrs. 

Porém o ponto negativo é que esta ferramenta não mostra o volume de buscas das palavras e isso é péssimo rsrs. pesquisa palavra chave

Você consegue pesquisar qualquer palavra mas não consegue ver as buscas, então porque eu ainda assim utilizo esta ferramenta? 

Lembra que eu falei que quando você é iniciante não faz a menor idéia do que fazer ou pesquisar? 

É exatamente a função desta ferramenta, trazer idéias. 

Quando não sei por onde começar a pesquisar, faço consultas aleatórias nela pois apesar de não mostrar o volume de buscas. 

Esta ferramenta vai trazer muitas ideias de palavras chave que você nem sonhava que existia. Para fazer a consulta basta digitar a palavra que você está querendo procurar colocar o país o idioma e pronto 

Ela vai abrir a sua mente, e dar várias idéias de palavras que podem ser aproveitadas. 

Eu diria que fazer pesquisa de palavras chave é como minerar ouro, precisa de muita paciência, mas muita mesmo… 

Porém no final vale muito a pena. 

Dentro da função gratuita desta ferramenta você não tem muitas opções, utilizo apenas para tirar as palavras que considero boas. 

Tente extrair no mínimo 10 palavras que você considera boa, que teriam alguma procura, tente ser bem criterioso ao escolher suas palavras.

Feito as buscas, você já selecionou as suas palavras que considerou boas então vamos a próxima ferramenta. 

A segunda ferramenta que eu utilizo é a: https://www.keywordrevealer.com/ 

Esta ferramenta ao contrário da primeira é paga, porém você pode se cadastrar e fazer até cinco consultas diárias. 

Para assinar é muito simples, basta clicar em Assinar, digitar o endereço de email, colocar uma senha repetir a senha e pronto, você está cadastrado. 

pesquisa palavra chave

A partir daí você pode fazer as suas cinco consultas, não esqueça é cinco mesmo, não têm nenhum refresco rsrs. 

O princípio para fazer as pesquisas é o mesmo, insere a palavra chave, escolhe o país e idioma clique em pesquisar e pronto rsrs, você já queimou a primeira pesquisa. 

Por isso é tão importante fazer a escolha das melhores palavras na primeira ferramenta. 

Mas o que esta ferramenta traz de diferente da primeira? 

Nela além de você conseguir ver o volume de buscas de uma palavra que é representada pela coluna pesquisas mensais. 

como aparecer no google

Você tem a coluna Custo Por Clique, Lucro, e na coluna ao lado você tem a quantidade de palavras que estão na frase, nesta mesmas tela você ainda tem a opção de filtro.

como aparecer no google

Na opção filtro é possível escolher a quantidade de palavras que você quer dentro de uma frase, isso é excelente para procurar palavras chave de cauda longa.

Você pode colocar um mínimo e um máximo de palavras, além disso é possível pesquisar também a quantidade de buscas mensais, eu não utilizo esta opção mas se quiser fique a vontade.

Utilizo muito a opção número de palavras, pois nesta opção você consegue definir quantas palavras quer procurar. é uma forma de se diferenciar de outras palavras mais comuns.

Quanto mais palavras tiver menor é a concorrência para ela, são chamadas de palavras de cauda longa. 

Particularmente eu começo a pesquisar com 5 e vou subindo até 8 ou 10, nem todas as palavras de cauda longa tem uma boa quantidade de buscas. 

A medida que você vai aumentando a quantidade de palavras consequentemente as buscas vão diminuindo.Por isso falei que tem que ter paciência para encontrar uma que valha a pena. 

Nesta ferramenta além de você visualizar o volume de buscas e conseguir filtrar. 

Você ainda pode analisar a concorrência desta palavra. Da para ver quais são os sites concorrentes para a pesquisa de palavras chave que você está realizando e o que eles estão fazendo 

Na coluna dificuldade clique em Avalie, na palavra que você escolher.

pesquisa de palavras chave

Abre-se uma nova tela com muitas informações valiosas sobre a palavra escolhida, e também informações sobre os seus concorrentes.

Na primeira parte da tela você tem informação de dificuldade de ranqueamento da palavra chave representada por uma porcentagem que está do lado esquerdo.

Quanto menor for essa porcentagem mais fácil será de ranquear está palavra quanto maior for mais difícil será o seu ranqueamento.

Do lado direito temos um gráfico que mostra a evolução das buscas por essa palavra ao longo dos anos, veja na imagem abaixo que a palavra em questão teve um aumento pelas buscas.

Isso é bom pois sabemos que a sua busca está em ascensão.

pesquisa de palavras chave

Rolando a página para baixo temos as opções de presença social, força do domínio, Url, a palavra chave escolhida seguida das pesquisas mensais, clique, lucro, quantidade de palavras, Localização e Dificuldade.

São informações importantíssimas que você deve levar em consideração na hora de escolher, saber interpretar esses dados é quase uma obrigação para nós que trabalhamos com SEO.

pesquisa de palavras chave

Resumidamente, na opção de presença social você tem uma ideia de quais redes sociais a palavra chave está mais presente, na ultima coluna você consegue visualizar se os seus concorrentes estão utilizando as palavras na: URL, Título, Descrição e se a palavra está em H1

Isso é excelente pois de forma fácil você já consegue ter uma boa noção.

Porém não é só isso que conta, você não vai querer escolher uma palavra e saber que os sites que estão a sua frente são domínios como:

Uol, Globo, Terra, domínios fortíssimos com vários anos, normalmente quanto mais velho um domínio é mais difícil será ultrapassar esse site, impossível não é mas é bem mais difícil.

Se você quer saber quantos anos um domínio tem, pode utilizar esta ferramenta: https://archive.org/index.php, basta colocar o domínio e visualizar a sua idade junto com os artigos que ele contêm.

Voltando ao Keyword Revealer, descendo um pouco mais a página você consegue visualizar os 10 primeiros domínios que estão ranqueados para a pesquisa de palavras chave que você esta realizando.

pesquisa de palavras chave

Importante saber interpretar esses dados também, então você tem uma lista com os 10 domínios mais bem posicionados para a palavra em questão, mas as colunas a seguir mostram dados ainda mais valiosos.

Confesso que me atento apenas as quatro primeiras colunas pois considero os dados mais relevantes, a primeira é autoridade da página, ou page authority.

Esta é a autoridade que uma página tem dentro do algoritmo do Google, a sua avaliação é através do seu conteúdo ou seja se aquele conteúdo vai trazer relevância para o usuário.

A segunda coluna mostra o Domínio Authority ou autoridade do domínio, que neste caso é a autoridade que um domínio tem dentro do Google, ou seja são sites que praticamente todo mundo consulta:

Quer exemplos? O próprio Google tem o seu DA em 100 como você pode ver no quarto site da imagem acima, o site Uol também tem uma autoridade gigantesca.

Quase todo mundo recorre a ele quando quer ler alguma notícia urgente, na coluna seguinte você tem a quantidade de links externos ou os links que apontam para aquele domínio.

Repare que apesar do site do Google ter uma DA (Autoridade do Domínio) de 100 e um PA (Autoridade da Página) de 62, ele não está na primeira posição.

Se você analisar toda a linha ele não tem a quantidade de links externos nem ações e comentários no Facebook, Twitter e Pinterest, que os seus concorrentes têm, então isso também conta.

pesquisa de palavras chave

Como puderam perceber esta ferramenta é bem completinha, só com ela é possível obter muitos dados não é mesmo?

Mas como disse eu ainda utilizo uma terceira ferramenta que também é paga, mas da mesma forma que você realizou o cadastro no Keyword Revealer, você vai fazer com esta ferramenta.

Ela também da um limite de 5 pesquisas diárias, a ferramenta é a: https://kwfinder.com/

Esta é a minha ferramenta preferida, a lógica de pesquisa segue a mesma, inserir a palavra desejada país e língua, clique em procurar e vamos aos dados.

Basicamente ela utiliza os mesmos dados que a segunda ferramenta apresentada. Porém com as suas particularidades.

pesquisa de palavras chave

No canto esquerdo você tem sugestões de pesquisa de palavras chave, um gráfico extraído do Google Trends, Search que é o volume de buscas, CPC, PPC e KW.

KW significa ( Keyword SEO Difficulty ) é a dificuldade de ranqueamento da palavra chave, clicando em cima do KW você consegue ordenar do menor para o maior ou o contrário, a dificuldade da palavra.

Do lado direito da tela, temos também o gráfico relacionado a pesquisa de palavras chave, referente a palavra que você escolheu.

E temos também os 10 melhores sites ranqueados para a pesquisa de palavras chave que você está procurando.

Logo abaixo temos a razão por eu usar e gostar tanto deste site. que é a Analyze SERP, deixei em amarelo e com duas setas apontadas para a opção na imagem acima.

Clicando nesta opção você é direcionado para outra tela que mostra não só os melhores sites ranqueados mas como o DA, PA, CF, TF, MR e MT. O que é isso:? DA e PA eu já expliquei acima.

CF: Fluxo de Citação

É uma métrica que mede o quanto influente um domínio pode ser em relação aos links que estão apontam para ele.

Quanto mais domínios de grande e média autoridade linkarem para ele, maior será o nível de Citation Flow do domínio. E lógico, quanto mais links DoFollow, melhor.

TF: Trust Flow

Ou Fluxo de Confiança é a métrica que mede a qualidade dos backlinks que um site recebe, ou seja, quanto mais backlinks de sites de qualidade e de grande autoridade um site receber, maior é a métrica de Trust Flow.

Quando o CF de um domínio é alto e o TF é baixo, quer dizer que ele recebe muitos links, porém de pouca confiança.

Quando essa métrica é ao contrário TF é maior que CF, que dizer que por mais que o site tenha poucos links ele site recebe links de outros sites com níveis de confiança muito altos.

O ideal é que o CF e TF estejam sempre próximos um dos outros, números com muita discrepância pode indicar que este não é um site tão forte, ou não está otimizado para SEO.

Para descobrir o CF e TF de um site pode utilizar esta ferramenta: https://pt.majestic.com/

Moz Rank

É a pontuação indicativa da importância de uma página e ela é baseada na popularidade dos links recebidos.

Quanto maior a quantidade de links de qualidade, maior seu MozRank, ou seja, quanto maior a quantidade e qualidade dos links recebidos, maior será a pontuação.

Moz Trust

O MozTrust se baseia na credibilidade dos links que apontam para o seu site; como por exemplo os sites com extensão TLDs .org, .edu e .gov.

Uma coisa que já ia me esquecendo é que nesta ferramenta também é possível realizar alguns filtros como na Keyword Revealer, basta clicar na opção Results Filter como na imagem abaixo.

pesquisa de palavras chave

Bem clicando em Analyze SERP você terá a seguinte tela:

pesquisa de palavras chave

Aqui você consegue acompanhar todas as métricas para cada site, clicando na barra azul que está logo abaixo escrita +LOAD MORE RESULTS.

Você consegue ter acesso as outras páginas então você não fica limitado apenas aos 10 primeiros sites, é possível você visualizar quantas páginas quiser e assim saber se a pesquisa de palavras chaves que você está realizando vai trazer resultados ou não.

Tenha sempre em mente que quanto menor são estes números melhores são as suas chances de ranquear, caso contrário você vai precisar investir muito tempo e dinheiro para posicionar o seu site.

Agora vou dar mais algumas dicas para você.

Não sou eu e nem ninguém que vai poder dizer que a pesquisa de palavras chave que você está realizando é boa ou não.

Isso é um processo de evolução, com o passar do tempo você vai adquirindo experiência e maturidade para fazer a escolha das suas palavras.

A minha única intenção em escrever este artigo é que você leia ele inteiro pratique estude e guarde para futuras consultas até que você já tenha a capacidade de escolher as suas palavras sozinho (a).

No SEO não existe certeza, sempre que você puder teste coisas novas.

Uma última dica para que você arrebente na pesquisa das palavras chaves é: Procure palavras chaves quentes, mas o que é isso?

Como Saber Se Uma Palavra Chave é Quente ou Não

Vou dar um exemplo: Você está promovendo um produto que ensine a fazer as unhas e se depara com as seguintes palavras chaves:

Como Fazer as Unhas e a outra palavra é: Como Ganhar Dinheiro Fazendo Unhas.

Qual palavra você acha que venderia mais? A primeira palavra a pessoa pode estar apenas querendo alguma dica de como fazer as unhas.

Ou pode estar apenas procurando um tutorial para fazer as próprias unhas, dificilmente ela estará disposta a comprar um curso que ensine fazer as unhas.

Já na segunda palavra onde ela quer ganhar dinheiro fazendo as unhas, ela está disposta a investir um valor para aprender tudo o que puder sobre fazer unhas.

Então certamente ela está disposta a investir em um curso que te de o passo a passo e mais credibilidade quando for oferecer os seus serviços a um cliente.

Esta é a diferença entre uma palavra chave quente, pois certamente a pessoa estará disposta a comprar o produto que você está ofertando.

Se você quer aprender a posicionar os seus sites mas não sabe como, recomendo ler este artigo. Como Posicionar Meu Site na Primeira Página do Google

Mais uma vez espero que este artigo tenha lhe ajudado, e muito obrigado por ler até aqui. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

Gledson Oliveira

Olá, eu sou o Gledson Oliveira, Empreendedor Digital. Sempre procurei uma maneira de trabalhar em casa para poder ter mais tempo com a minha família, Ao longo dos anos adquiri muita experiência com o Marketing Digital, resolvi então criar este blog para passar todo o meu conhecimento a você. Para que assim como eu você também possa alcançar o sucesso, e claro dar muito mais atenção a sua família.

Website: https://gledsonoliveira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *